Casa Ecológica

 

 

 

A casa auto-suficiente

O sonho e a realidade

 

O respeito pelo meio ambiente parte desde a origem da própria matéria-prima: a madeira é o fruto dos bosques, os quais mantêm o ciclo da água, o ciclo do carbono e protegem os solos contra as cheias. Os bosques produtivos, os bosques cuidados e limpos são geridos de forma sustentável, a população implica a sua conservação, melhorando assim a superfície florestal. Isto demonstra que a madeira no solo é um dos materiais menos contaminantes no seu processo de produção, sendo benéfico para o meio ambiente. O que se destaca de tudo isto é a poupança energética, uma casa ecológica pode chegar a poupar 60% no consumo de energia diária, ao constituir um material isolante actua como regulador térmico, necessitando de um gasto muito menor de aquecimento no Inverno ou em refrigeração no verão.

E tão pouco devemos esquecer que as casas de madeira são casas altamente saudáveis, absorvem e expulsam a humidade, regulando a temperatura interior, absorve as radiações electromagnéticas de móveis, televisões, computadores…proporcionando um estado de equilíbrio no corpo humano.

 

 

Podemos apresentar como exemplo, uma casa ecológica para o século XXI:

Uma bela construção em madeira deve utilizar madeiras como certificado de origem correcto, podendo ser construída sobre uma base de rochas da região (granitos, calcários, xistos, etc.). Para manter a casa a uma temperatura equilibrada e para o aquecimento de água, podem-se utilizar as energias oriundas da biomassa, geotérmica e/ou painéis solares. A energia eléctrica pode ser reduzida através de painéis fotovoltaicos, aerogeradores e turbinas (se existir no local uma corrente de água).