Energia Eolica

 

 

O vento é uma fonte de energia limpa e inesgotável.

 

    Durante a última década, a energia eólica tem sido a fonte de energia renovável mais desenvolvida em toda a Europa. Nos últimos 6 anos a sua utilização aumentou em cerca de 40%, satisfazendo o consumo doméstico de 5 milhões de pessoas. A indústria de energia eólica na União Europeia, ainda se propõe a instalar uma capacidade de 40.000 MW até 2012, fornecendo electricidade a aproximadamente 50 milhões de pessoas.

    A razão para este interesse na energia eólica é sobretudo o rendimento que apresentam. Apesar de ser inferior em comparação com as fontes de energia convencionais, é superior quando comparado com outras fontes de energia alternativas.

 

(Produção de energia eólica em Portugal, 2007)

    Os aerogeradores começam a produzir energia eléctrica quando sobre eles incidem ventos com uma velocidade mínima de 11 km/h (velocidade mínima para fazer as pás da turbina girar), atingem o máximo rendimento com velocidades na ordem dos 45 km/h e param de rodar para velocidades superiores aos 100 km/h, de modo a evitar danos, desgastes ou sobreaquecimento do equipamento. Estes equipamentos devem ser construídos em grupos para que a produção de energia seja rentável, dando origem a parques eólicos. Contudo, também podem ser utilizados isoladamente se forem utilizados para baixos abastecimentos de energia, como no caso de abastecerem pequenas localidades em zonas remotas, uma vez que apenas um gerador é capaz de produzir energia suficiente para cerca de 3000 residências.

 

 

Normalmente, as zonas com vento com maiores velocidades são as zonas costeiras e o cimo das montanhas, pois este adquire maior aceleração com estes tipos de relevo. As velocidades do vento também aumentam com a altitude, pois nessas zonas já não sofre fricção com a superfície terrestre. Estas são as razões pelas quais normalmente encontramos parques eólicos em zonas montanhosas e juntos à costa, e a razão pela qual as turbinas dos aerogeradores são instaladas em torres altas.