Energia Solar

 

 

"A quantidade de energia que atinge a Terra em 10 dias é equivalente a todas as reservas de combustíveis conhecidos"

Melvin Calvin (Prémio Novel da Química)

 

            A luz do Sol é uma fonte de energia renovável que pode ser utilizada na produção de energia eléctrica através de painéis foltovotaicos ou no aquecimento através de colectores solares. Esta fonte de energia renovável é muito importante pois, para além de ser limpa, é muito abundante.

 

            Apesar da sua abundância, a luz do Sol ainda é uma fonte de energia em desenvolvimento. Os sistemas de aproveitamento dessa energia ainda têm um rendimento relativamente baixo, por isso a sua utilização, apesar de estar a crescer, ainda não atingiu as propoções desejadas.

 

A quantidade de energia que a atmosfera da Terra recebe do Sol, num plano perpendicular aos raios solares, por metro quadrado e por segundo, à distância média entre a Terra e o Sol denomina-se constante solar e o seu valor é de cerca de 1367 J, ou seja, 1367 W/m2. Esse valor é medido por satélites colocados acima da atmosfera terrestre. Dessa energia, cerca de 19% é absorvida pela atmosfera e 30% é reflectida pelas nuvens, atmosfera e superfície terrestre (albedo). Por isso, apenas cerca de 50% da energia proveniente do Sol, em média, pode ser eficazmente aproveitada. Embora a percentagem de energia aproveitável não seja muito elevada, esta seria suficiente se a utilização dos sistemas de aproveitamento da energia solar fosse maior e o seu rendimento aumentasse.

            Os valores referidos são apenas aproximações, uma vez que as zonas de menor latitude, isto é, mais próximas do equador são mais propícias à captação dos raios solares e as condições atmosféricas também influenciam esses valores. Em termos de localização, Portugal é um local priveligiado para o desenvolvimento da energia solar.

 

 

 

(As zonas de cores mais quentes têm maior potencial para produção de energia eléctrica a partir da luz solar)

 

            São necessários fortes investimentos na árera da investigação para continuar a melhorar o rendimento destes sistemas de aproveitamento da luz solar, para que haja maior aderência da população. Actualmente, o rendimento possível de se obter de painéis fotovoltaicos é de 13 a 28%. Devido ao baixo rendimento, a área necessária para apenas ajudar uma residência a diminuir a dependência da energia eléctrica fornecida pelas fontes convencionais de energia (combustíveis fósseis e energia nuclear), é muito elevada.

            Segundo o Conselho Mundial de Energia, estima-se que em 2100, cerca de 70% da energia mundia consumida será de energia solar.

 

 Como já foi referido anteriormente, a luz solar pode ser utilizada para o aquecimento ou para a produção de energia eléctrica. Para estes dois diferentes fins, existem diferentes sistemas:

 

·         Colectores solares: Captam a energia luminosa provenitente do Sol, aumentando a sua temperatura. O sistema está em contacto com a água das residências, aumentando a temperatura desta, que irá ser utilizada em tarefas quotidianas como cozinhar, tomar-banho, etc.

 

·         Painéis Fotovoltaicos: A energia proveniente do Sol é captada, criando uma diferença de potencial eléctrico, que irá levar ao movimento de electrões, criando-se assim corrente eléctrica.